domingo, 23 de setembro de 2007

Perigo

É comum nos supermercados na seção de frios (ou embutidos, enlatados e conservas), carnes "prestes a vencer" ou "suspeitas de vencidas", embaladas em isopor (poliestireno), envoltas em filme de pvc, contendo mortadela cortada em fatias de aproximadamente duas polegadas. E ainda, mortadela e queijo cortados em forma de "tripa", "macarrão", "cubinhos" ou outras formas quaisquer provenientes do "restolho" e oferecidos como recheio para pizzas.

As fatias são cortadas de forma a esconder o vencimento constante na embalagem original e, uma nova data é impressa na etiqueta pelo próprio lojista.

Evite o consumo de produtos nessas condições.

Evite inclusive o consumo de produtos prestes a vencer.

O lojista deve pesquisar e definir a demanda dos produtos perecíveis e, se abastecer com quantidades possíveis de serem consumidas antes do vencimento.

Considerando o tempo necessário para o consumo dos produtos, adote o critério 9/1 (nove por um), ou seja, divida o tempo total do prazo de validade por 10 (dez) e não compre produtos no último (décimo) intervalo do prazo de validade.

Os primeiros nove décimos do prazo de validade devem ser utilizados pelo comerciante para colocar o produto a disposição do consumidor e, o último décimo deve ser utilizado pelo freguês para consumir o produto.

Tempo de Validade

10%

Não compre nos últimos

Ano

Meses

Dias

1

12

365

36 dias

30 dias (reduzido)

6

180

18 dias

20 dias (arredondado)

3

90

9 dias

10 dias (arredondado)

1

30

3 dias

5 dias (arredondado)

10*

* Produtos com prazo de validade igual ou inferior aos 10 (dez) dias, considere a perspectiva de consumo e subtrai do prazo de validade.

Exemplo: Considerando um produto com prazo de validade de dez dias. Considerando também, a necessidade de mantê-lo em casa disponível por 7 (sete) dias. Considere-se que a aquisição só pode ser feita até o 3º dia, após a data de fabricação.

Nenhum comentário: